Fomos pioneiros no uso deste método, desde 1999.Esse é o método menos invasivo de todos, pois trata se de um balão de silicone, que é colocado dentro do estômago do paciente sob visão direta através de endoscopia digestiva, sob sedação leve.
O balão é preenchido com soro fisiológico estéril e um medicamento azul chamado Azul de metileno.
O objetivo do balão é causar saciedade precoce com ingestão de pequenas quantidades de alimentos e desta forma auxiliar o paciente a se envolver com a dieta e consequentemente perder peso.
Existem 2 tipos de balão, um que fica 6 (seis) meses no estômago e outro que pode ficar durante 1 ano.
O índice de complicações é muito baixo, eventualmente o balão pode se romper antes do período determinado (se isso acontece o paciente urina azul, pela presença do Azul de metileno no interior do balão) e este é retirado e colocado um novo no lugar de acordo com avaliação médica no momento.
Pode ser colocado em pacientes que apresentam índice de massa corpórea acima de 27 kg/m2, pacientes que apresentam indicação de cirurgia mas não apresentam condições clinicas que permitam ou recusem a cirurgia e pacientes que já tentaram métodos com uso de medicamentos e querem um método sem esses medicamentos.
Após o procedimento o paciente recebe alta em cerca de 30 minutos.
É importante que o paciente seja orientado a fazer controle com o médico, nutricionista e acompanhamento com serviço de psicologia, para o sucesso total do procedimento.
Após o tratamento a retirada é feita também por endoscopia e sedação leve.
Rua Paracatú, 1154, Sala 310 - Barro Preto